sábado, 28 de abril de 2012

Horta com Pouco Espaço

Se você não tem espaço para uma horta, considere a alternativa de ter hortaliças frescas e nutritivas, cultivadas em garrafas PET, tubos de PVC ou em qualquer outro recipiente. A janela, o pátio, a varanda, a cozinha, podem fornecer espaço suficiente para um jardim se sua criatividade for usada.




Cultivar vegetais que ocupam pouco espaço tais como, cenoura, couve, rabanete, alface, tomate, pimentão ou pimenta podem ser plantados se houver uma boa iluminação solar, se o ambiente tiver temperatura agradável e se forem regados com água diariamente.
Existem vários tipos de recipientes que podem ser usados para o plantio dos vegetais, porém a garrafa PET vem ganhando espaço na preferência por ser de fácil aquisição e pela contribuição que você pode dar com o meio ambiente. Os recipientes usados devem ser grandes o suficiente para suportar o peso das plantas quando elas estiverem totalmente crescidas. Independentemente do tipo de recipiente que você usar, estes devem ter pelo menos de 6 a 8 centímetros de profundidade para o desenvolvimento radicular das plantas e certifique-se de fazer alguns furos no fundo para drenagem, pois as raízes não devem ter contato direto com a água acumulada.
A terra ideal para a cultura em horta suspensa precisa ser necessariamente leve, com baixo teor de argila, sendo aquela proveniente de compostagem a melhor a ser usada. Ainda tem a vantagem ser um excelente nutriente para as plantas, retêm bastante umidade e é facilmente adquirida em floriculturas e lojas de jardinagem.
É importante lembrar que os volumes de terra são relativamente pequenos, e desta forma os recipientes podem secar muito rapidamente, especialmente em áreas próximas a concreto, muros ou paredes com sol pleno. A rega diária, ou mesmo duas vezes por dia, pode ser necessária. Aplique água até que seja drenada pelos furos no fundo dos recipientes.
Os mesmos insetos e doenças que são comuns a qualquer horta podem também atacar hortaliças cultivadas neste sistema, apesar de a infestação ser mínima devido ao número reduzido de plantas, devendo ser periodicamente inspecionadas quanto à presença de insetos ou doenças. Caso isto ocorra, retire as folhas doentes e faça uma pulverização com uma solução de 100ml de água e 50ml detergente neutro, ou ainda, uma solução de 100ml de álcool, 50ml de água e 100g de fumo de rolo cortado em pedaços pequenos. Esta última formulação deve ser feita 10 dias antes da pulverização.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário